quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Valente

Prata da casa: Renata Valente. Texto de Ligia Ximenes.

As primeiras palavras que ela usou pra se apresentar, quando propusemos fazer este perfil pra apresentar ela às famílias, dão uma ideia do que vem por aí. “Sou Renata, Valente”. Valente é o sobrenome, e combina muito bem com a Renata. Ela é mãe de três, professora, revisora, mestre em Educação, doutoranda em Letras, e... voluntária do CineMaterna há quase seis anos!

“Conheci o CineMaterna na fila para comprar ingresso do cinema, antes de engravidar da Maria Eduarda. Logo após o nascimento do Daniel [o primogênito], senti muita angústia e medo, e depois disso, jurei que quando engravidasse, isso iria mudar. Tive a sorte de conhecer o projeto e frequentar as sessões com a Duda [a filha do meio] e com o Miguel [o caçula], e aí sim, pude curtir minha grande paixão, o cinema, acompanhada dos meus amores.”

A trajetória pink começou quando recebeu uma chamada simpática por email, convidando voluntárias entre as mães cadastradas no site. Qualificações necessárias: ser mãe, gostar de papear e de cinema. “Não tinha como não me identificar. Fui entrevistada com a minha filha no colo, pela Gláucia. Típico caso de amor à primeira vista”.

Gláucia (à esquerda), com Renata e Miguel recém-nascido, em 2013
Foto: Cacau Querino

Durante este tempo, Renata viveu várias experiências diferentes - e todas elas interessantes, enriquecedoras e gratificantes. “Gosto dos olhinhos das mães assustadas, que não sabem muito bem como carregar pipoca, bebê e mochila. Do chorinho dos bebês estreantes e das vovôs e titias que chegam criticando tudo, e logo se rendem ao trocador na sala".

Pra ela o dia termina bem quando compartilha com algumas mães suas experiências e pode tranquilizá-las um pouquinho a respeito de alguma angústia que estejam vivenciando. “Isso faz bem para alma, para mente e principalmente, para o coração.”

Hoje, até sua mãe é voluntária do CineMaterna, em Santos (SP).

E o que é o CineMaterna? Pra Renata é amor. “Amor pela maternagem, pelo próximo e pela vida.... É também alegria, festa e encontro....é paixão!”.

Obrigada, Renata, por fazer o CineMaterna caber na sua vida.

Renata em "momento celebridade": uma família amou
a experiência do CineMaterna e pediu para ela
sair em uma foto com eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário