segunda-feira, 2 de março de 2015

Qual o tom?

50 Tons de Cinza passa pelos critérios para entrar em cartaz no CineMaterna tranquilamente. Ninguém sai do filme traumatizado ou com imagens fortes na cabeça, simplesmente porque não há nada do gênero. Estamos bastante seguras de que não estamos fazendo nada de errado, nem imoral ou ilegal. O filme é 16 anos, não tem conteúdo visual explícito, a versão filmada é muito mais tênue que o livro (leia crítica sobre isso). O livro é muito “gráfico”, muita gente leu e sabe que tem conteúdo sexual forte. Daí, assumiram que o filme seria assim e criticam o fato de entrar em cartaz no CineMaterna. Sem contar os protestos questionando o conteúdo moral do filme.

Cada complexo de cinema tem enquete para as mães escolherem o que querem assistir. São poucas sessões, queremos que o filme agrade à maioria. Entra em cartaz o mais votado (salvo raras exceções, por questões operacionais com o cinema). Recordando os critérios de pré-seleção de filmes: nosso foco é saber se o filme pode, de alguma forma, agredir a mãe. Uma mulher no pós-parto pode estar mais sensível que o habitual e esse é o nosso guia. Evitamos os excessos de violência e tensão, além de qualquer pitada de tragédia com bebês ou crianças. Ainda assim, há filmes “badalados”, com algum conteúdo explícito e que muitas mães querem assistir, que podem entrar em cartaz. Nestes casos, ressaltamos sobre o conteúdo em nossa comunicação, sugerindo a quem estiver sensível que não assista.


CineMaterna são sessões de cinema para MÃES com bebês de até 18 meses. O filme e o programa são para ELAS, com ambiente cuidado para que possam ir com seus bebês. Notamos que até os dois anos, bebês não prestam atenção no filme, não se concentram para tanto. Como margem segura, estabelecemos que o limite no CineMaterna é 18 meses. Sim, observamos bebês olhando para a tela, como se estivessem assistindo. Nossa opinião: bebês ficam fascinados pelo enorme telão que emite som e luz em movimento. Não acompanham o enredo e não veem a imagem como a "lemos" através de nossos filtros culturais. Pode ser até um filme infantil e, ainda assim, bebês não assistem. A imensa maioria olha para a tela por alguns minutos e, passado o fascínio, se vira para fazer outra coisa - ou dorme, ou resmunga, ou chora, ou brinca com outro bebê ao lado, ou pede para mamar. Os maiores saem caminhando pela sala: sobem e descem as escadas, vão xeretar os carrinhos de bebê estacionados, tentam "fazer amizade" com outro bebê ou adulto.

Dito isso, ressaltamos: cortar 50 Tons do CineMaterna não seria coerente com o que fazemos e seria censura. Isso sim, seria agressivo. Nosso foco são as mães recém-nascidas que estão sensíveis, mas querem se manter atualizadas cultural e socialmente, exercendo seu direito de escolher assistir ou não a um filme.

9 comentários:

  1. E eu só queria ver O Hobbit. Mas esse nem em votação entrou. Isso sim que é sacanagem! :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe. Cris, O Hobbit esteve em cartaz durante o recesso do CineMaterna e não estava mais disponível nos cinemas quando retornamos. :(

      Excluir
  2. Eu vi o filme,e embora seja bem mais light que o livro,há cenas de sexo explícito sim, inclusive sexo anal. Realmente não acharia apropriado levar minha filha de 18 meses comigo para ver,assim como não a deixo assistir eu e o pai dela transando!! Achei ruim a escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há cena de sexo explícito! Ele aparece nu apenas de costas, ela sim aparece bastante nua!

      Excluir
    2. Achou ruim, não vá. Venceu a maioria...

      Excluir
  3. Dublvido que vou sair da sala com meu bebe de 2 meses traumatizado!

    ResponderExcluir
  4. Pra quem tem bebês pequenininhos que dormem o filme todo não tem problema nenhum,mas pros que já são maiores e ja começando a entender as coisas não acho legal não. Mas é a minha opinião. Cada um faz o que acha melhor pro seu filho e pra si mesmo

    ResponderExcluir
  5. Impossível agradar 100% das mamães. Por isso, quem quer, vai, quem não quer, não vai. Simples assim. É uma votação e não uma imposição do Cinematerna. Acho ótimo que possamos ver esse filme mega comentado!!! Já vi com meu marido e vou de novo!

    ResponderExcluir