terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Poses de cinemas

Uma retrospectiva serve para trazer à tona as coleções de imagens. Estas fazem parte daquilo que chamei de "fotos artísticas". Todas tiradas em cinemas, do lobby ao corredor da saída de emergência. 







sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Relembrando os 6 anos

Adivinha o que é isso?




Agora está mais fácil, não? Já dá para adivinhar? E as "coisinhas" coloridas?



Em 2014, CineMaterna fez seis anos devidamente comemorados com um bolo que a Karina Campo mandou fazer. Na hora de cantar parabéns, a vela sumiu e foi improvisada, mas isso não atrapalhou em nada o brilho da celebração.

Simone Lam (esq), Taís Viana e Juliana Freire
Eu (esq), Ligia Ximenes, Gláucia Colebrusco e
Gisele Silva (escondida atrás da Lúcia, bebê à direita).
Tatiana Storni aparece bem no canto esquerdo, de blusa azul



Como a Karina Campo, dona da unha e "encomendadora" do bolo estava tirando as fotos, ela não aparece em nenhuma. Por isso, emendo com uma homenagem a ela: a dança da Karina!





CineMaterna: a gente rala muito, se diverte e de quebra, ainda come um bolo delicioso!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Era para ser só uma nova sala...

Por Gláucia Colebrusco

Lançamento no CineMaterna envolve expectativas, medos, confusões, imprevistos, dúvidas de trajeto, palhaçadas e muito, muito trabalho. Participei de grande parte deles e confesso que fiquei com preguiça de contar. Na semana passada tivemos mais um, era para ser apenas mais um, o último do ano. Só que não foi bem assim...

Curitiba é uma cidade linda, que nos recebe há alguns anos, e agora chegamos no Pátio Batel. Com cortesia da Cinépolis, aportamos com três salas simultâneas, três filmes diferentes. Tudo certo, tudo redondinho. Pulseira de identificação laranja para as mães da sala 3, branca para a sala 4 e sem nada na sala 5. Meninas pinks a postos com as salas arrumadas, fotos tiradas.

A partir da esquerda, em cima: Valeska Catani, Taís Viana,
Silvana do Carmo e Gláucia Colebrusco
Trio de japas: Lidia Hayashi (esq), eu e Mariko Ishikawa
As fotógrafas: Lucy Lima e Melanie D'Haese

Pronto!!! Que venham as mães e seus bebês. E elas vieram, vieram e vieram.






Sala 3: lotou
Sala 4: lotou
Sala 5: lotou
Sala 6: lotou, ops... essa não estava prevista, mas ainda bem que a equipe do cinema, que super nos apoio, cedeu mais uma sala. E como o filme era curto, fizemos duas sessões, uma seguida da outra, dobrando a capacidade. Mesmo assim, várias mães ficaram de fora. Foram embora decepcionadas, mas nos deixaram um carinho, sem ressentimentos.

Foi lindo de ver que as mães sabem: o CineMaterna é feito de mãe para mãe ;)












Veja o álbum completo AQUI.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Cenas de um CineMaterna

Tratando fotos de um mega lançamento da semana passada, me deparo com esta sequência de fotos (se clicar na foto, consegue ampliá-las):


A primeira foto me deixou um pouco irritada porque não percebi que o foco, muito delicado dentro da sala de cinema e com a lente que uso, estava nas pipocas. Seis fotos "perdidas", focadas em lugar estranho. Algumas fotos adiante, entrou a sequência do menino da blusa vermelha. 





No início eu ri com o menino que chegou para "afanar" umas pipocas. Depois, me emocionei com a sequência. A reação da mãe - de outro bebê - divertida com a situação e oferecendo mais. E o menino fugindo correndo e rindo. Mesmo totalmente borrada, é o final perfeito.

Isso é a essência do CineMaterna: solidariedade, carinho, empatia e liberdade.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Olhar externo, quase interno

Maternidade e fotografia são praticamente inerentes. O mesmo tem acontecido com fotografia e CineMaterna. Ter um fotógrafo presente na sessão registrando as duplas mãe-bebê não é característica do CineMaterna. Em nenhum lugar mencionamos que haverá um profissional registrando, mas quando não tem, recebemos reclamações. Hehehe. 

Os fotógrafos são nossos parceiros, alguns nos acompanham há anos, tanto que esta é a quarta edição da retrospectiva. A eles, nosso mais profundo agradecimento por um olhar tão carinhoso e cuidadoso. 

Está todo mundo muito ocupado, então temos poucas fotos neste momento. Mas como você já deve ter ouvido: qualidade é melhor que quantidade! 

Porto Alegre (RS), Rossoni
Recife (PE), Três Marias Fotografia
Rio de Janeiro (RJ), Fabiana Drummond
Santos (SP), Biografia Foto Studio
São Paulo (SP), Bete Sozza
São Paulo (SP), Olivia Vinci
São Paulo (SP), Rafael Souza
São Paulo (SP), Simone Novato

Vejas as fotos de 2011, 2012 e 2013