quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um Dia

Após dois partos naturais, a fotógrafa inglesa Jenny Lewis encantou-se com o tema e criou  um projeto fotográfico chamado "Um Dia de Idade" (One Day Young). Nele, Lewis retrata mães com seus bebês, 24 horas após o nascimento. São mulheres que tiveram tiveram alta hospitalar em poucas horas ou partos domiciliares, tendo suas fotos tiradas em casa.

Fotos: reprodução do site de Jenny Lewis


Encontrei uma entrevista com Lewis e uma das suas respostas me encantou, reproduzo aqui.

My Modern Met: Emocionalmente, como estavam as mães? Calmas, inquietas ou animadas?

Jenny Lewis: Fiquei completamente surpresa com a serenidade que encontrei em cada casa. Você imagina caos, gritos, choros e drama, mas, na realidade, adentra ambientes muito calmos. Me fez pensar que o pós parto é muito mal representado em nossa cultura e na mídia e que isso não ajuda as mulheres e as novas famílias. Se descrevessem esta paz absoluta, mais mulheres se sentiriam seguras de que são capazes de gerenciar [o pós parto]. As únicas histórias que ouvi antes de ter meus filhos iam da dor [do parto] direto para as noites sem dormir. Este episódio de pura alegria não era descrita, então foi uma surpresa para mim.


  
Uma foto sempre traz uma história. Nestes casos, contam o nascimento de uma relação, da ligação mais forte que pode existir entre duas pessoas, no momento mágico em que estão se conhecendo, depois de meses que as mães fantasiaram o rosto, o cheiro e a textura de seu bebê. 


Incrível como fotos sem retoques, maquiagens, ou iluminação especiais, de mulheres com suas barrigas pós-parto e sorriso de quem ganhou o presente mais precioso do mundo, podem ser tão singelas e tocantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário