sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Tantas emoções, que mal cabem no peito!

Segunda-feira, chega um e-mail de uma rede de cinemas perguntando se estaríamos em Brasília (DF) na quinta-feira (01/08). Haveria uma sessão de cinema fechada do Ministério da Saúde para lançamento da campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) em um CineMaterna. Hã? Como assim? Quinta-feira teríamos lançamento em São Paulo, não fazíamos ideia do que estavam falando. Tentamos entender o que estava acontecendo, mas como estávamos nos preparando para viajar na terça e quarta-feiras, nem deu tempo de aprofundar na conversa.

Terça-feira, almoçando em Uberlândia (MG), chega outro e-mail, agora, da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, perguntando se iríamos à solenidade de abertura da SMAM. Soubemos, então, que éramos convidadas e sentaríamos na primeira fila, afinal, o CineMaterna foi inspiração para a cerimônia. O tema de 2013 é "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você". Ficamos emocionadíssimas que o Ministério da Saúde sabia da nossa existência!

Confesso que só acreditei mesmo quando, na quarta-feira, chegaram as passagens. Uau, que chique. Podia me beliscar, não estava sonhando. Missão cumprida em Uberlândia, pousamos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 22h da quarta-feira.

Quinta-feira, 7h, Congonhas novamente. Ao chegar ao cinema em Brasília, percebi que cometemos um erro: no dia anterior convidamos as mães por e-mail e o horário descrito era cedo para a cerimônia, que seria seguida de filme. Fiquei profundamente chateada, algumas mães estavam, com razão, bravas.

Tensa, não consegui nem vibrar com nosso lugar reservado na primeira fila. Mas, ao ouvir nossos nomes e CineMaterna no discurso do coordenador da Área de Saúde da Criança, Paulo Bonilha, pulei da cadeira. Comecei a tremer. Não só mencionou nossos nomes, mas elogiou, elogiou e elogiou. Falou da importância da amamentação. E voltou a falar do CineMaterna. O coração veio parar na boca. Saí com as pernas bambas da cerimônia.

Fomos coroadas com mais elogios (muitos, intensos, genuínos) do coordenador da Rede Brasileira e Iberoamericana de Bancos de Leite Humano, João Aprígio, e convite para ir ao Rio, na Fiocruz, pensar como podemos trabalhar juntos pela saúde dos bebês através da amamentação.

Veja o release da Campanha de Amamentação.

Paulo Bonilha, coordenador da Área de Saúde da Criança, discursando 
Entrevista coletiva no lobby do cinema
Mães com dificuldade no acesso à cultura,
convidadas do Ministério da Saúde

Foi durante o discurso que Taís lembrou: ela foi doadora de leite materno para o Max, meu filho, quando ele tinha dois dias e meu leite não tinha descido. Foi quando nos conhecemos um pouco melhor, já que éramos colegas de yoga para gestantes, mas não exatamente amigas. Que caminho trilhamos, desde então!

De costas está Taís, com a Anna com dois meses no colo.
Ana Garbulho, doula pós-parto, estava dando o leite da Taís no copinho.
As pernas de pós-parto são minhas. 
João, meu marido, treinando dar o leite doado da Taís no copinho
para o Max, com dois dias

E para fechar meu dia repleto de leite materno: um vídeo criado para as quase 200 voluntárias do CineMaterna, idealizado pelo pediatra Carlos Eduardo Corrêa e produzido por Fádhia Salomão. Está fresquinho, ficou pronto ontem.


CineMaterna e Espaço Nascente - Semana Mundial de Aleitamento Materno from Fádhia Salomão on Vimeo.

Detalhe: fomos para Brasília e largamos o lançamento do CineMaterna no Shopping Cidade Jardim, nas mãos da nossa super-equipe. Gláucia Colebrusco, Izabella Loiola, Ligia Ximenes,  Tatiana Storni e nossa equipe de voluntárias (Carol, Cléia, Elo, Karina, Sandra, Simone) deram um show ao receber 130 adultos e 97 bebês. Muito orgulho da equipe nota mil que formamos!

Atrás: Izabella, Cacau (fotógrafa),
Tatiana e Karin (fotógrafa)
Na frente: Lígia e Gláucia (a partir da esquerda)

Este post é uma homenagem e agradecimento à equipe CineMaterna, que tornam a vida no pós-parto mais leve e divertida. Ah, CineMaterna faz CINCO ANOS daqui a quatro dias! 

5 comentários:

  1. Parabéns! Parabéns! Parabéns!
    Me sinto feliz por fazer parte da equipe de voluntárias do Cinematerna. Muito feliz pelas conquistas e realizações da equipe.
    Beijos - Aretha que aliás, amamenta há 3 anos e 10 meses rs

    ResponderExcluir
  2. Tenho orgulho de fazer parte desta linda equipe! É uma pena que a mídia não divulgue mais momentos como este.

    ResponderExcluir
  3. Muito feliz em saber q nós, do cinematerna, fazemos parte dessa história. Eu mais ainda por ser doadora de leite materno e tb voluntaria.
    Muito muito feliz, parabéns pinks =)

    ResponderExcluir
  4. Muito feliz com esse video, ainda mais feliz em ver a equipe Pink ser valorizada. Fico feliz em dobro por ser doadora de leite materno e tb voluntaria do Cinematerna.
    Realmente, é uma pena a mídia não divulgar mais momentos como este como disse a Andrea.
    Parabéns pinks, o importante é sabermos q fazemos a diferença =)

    ResponderExcluir
  5. Eu acompanho o Cinematerna desde as primeiras sessoes em Sampa, parabens meninas !

    Publiquei sobre vcs http://www.coisasdenatalie.com/2013/08/cinematerna-voce-e-seu-bebe-juntos.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir