segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A redenção

O corpo da mulher foi feito para parir. Pariu ao longo dos séculos, nas situações mais adversas. Claro, havia complicações, que na ausência da tecnologia existente hoje, resultava em óbito, do bebê, da mãe ou de ambos.

A tecnologia chegou e não é novidade que atualmente o Brasil é um dos campeões de taxa de cesáreas. Não vou aprofundar aqui os motivos, nem estou defendendo uma ou outra forma de parto. Quero apenas contar um pouco da história da Gláucia, que teve sua primeira filha por uma cesárea que questiona. 

Muitas mulheres sentem-se frustradas por não terem conseguido parir. E Gláucia era uma delas. Pois é, ERA. Um pouco dos seus últimos dias de barriga do Rafael: 

Domingo da semana passada à noite, Alexandra, Camila, Gláucia e eu marcamos de jantar e nos despedirmos da barriga. Eis que a Gláucia não vai porque começou a sentir um incômodo, umas cólicas. Fica na expectativa de entrar em trabalho de parto. 

Segunda de manhã, acorda frustrada porque as cólicas pararam. Envia-nos um e-mail falando que não vai conseguir parir. Explicamos que ela está em pródromos (“falso trabalho de parto”), que é assim mesmo, o corpo está dando os primeiros sinais, mas que ainda pode levar um tempo.

Segunda à tarde, combinamos de trabalhar na casa dela, pois quero ver se a tranquilizo. Quando estou saindo de casa ela me diz que vai dormir um pouco. Como quero que descanse, não falo nada, mas já que estou na rua, sigo em frente, entro na casa dela quietinha (sua ajudante me deixa entrar) e fico trabalhando no escritório. Dali a um tempo, recebo um torpedo: "acordei". Grito do escritório: "estou aqui" e quase a mato de susto.

Às 22h deste mesmo dia, envia um torpedo e diz que as cólicas voltaram, que está com vontade de comer doce. Seu marido está colocando Helena, sua filha mais velha, para dormir. Moro perto, por isso, digo que levarei um pedaço de bolo e ela diz que não precisa, é claro. Enquanto ela fica dizendo que não precisa, chego na casa dela com um pedaço de bolo e sorvete, que logo viram uma foto linda:



Terça de manhã, piadista, ela me envia um torpedo perguntando: "você está aqui em casa?", referindo-se ao dia anterior. À tarde vai à consulta e é liberada pelo obstetra para tocar sua vida normalmente. Completa 40 semanas de gestação. À noite, brincamos pelo torpedo e envio para ela um trabalho de parto em ícones:



Na quarta, de volta ao batente, passamos o dia trabalhando fora de São Paulo. Falei para ela pegar o telefone da concessionária da estrada para ligarmos, casa ela entrasse em trabalho de parto. E ainda brincamos que o parto sairia de graça. 

Quinta trabalhou na sessão normalmente e na sexta, bateu de novo o desespero. Foi um chororô dizendo que não entraria em trabalho de parto, que seu corpo não sabia parir. E lá estávamos nós ajudando-a a compreender que ela era uma mulher tão comum e ordinária, que sim, ela iria parir. 

Sábado trabalhamos na sessão e almoçamos longamente. Rimos muito, brincamos, relaxamos. Parece que sabíamos que era a despedida da barriga. 

No domingo (ontem) à noite começou a sentir contrações e dor de verdade. Eu capotei cedo e não acompanhei, mas a Alexandra ficou de pseudo-doula. Desligaram-se à uma da manhã. 

Hoje, às 5h53 enviou um torpedo: "na maternidade com 7 cm". Alexandra, Camila e eu passamos a manhã em polvorosa.

Rafael nasceu às 14h30, com 4 kg (!), de um parto normal redentor. Claro que não aguentamos e fomos vê-la e conhecer Rafael, lindo, bochechudo e rosado.

Rafael no colo de sua irmã, Helena

Gláucia, acho que nem precisamos lhe parabenizar. É muito bom ver uma mulher realizada e empoderada de sua força feminina.

Rafael, bem vindo à turma! Acostume-se: provavelmente você vai usar sua carteira de cinéfilo muito mais que sua certidão de nascimento.

19 comentários:

  1. Rafael, que bom que vc chegou! E é da turma do Tom, bochechudo e gordinho! Nos vemos no cinema! Beijos Marina
    Ah! Mande um beijo pra sua mãe-guerreira!

    ResponderExcluir
  2. Ô Irene vc. me faz chorar! Q lindo... lindo d+ Parabéns Gláucia, traga Rafael pra equipe de Campínas recebê-lo e dar as boas vindas, já q a mãe faz parte é daqui né não?

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que lindo post!!!!!!!!!!
    Parabéns Gláucia, muita luz para você, para o Rafinha e para toda a família.

    *Amei o trabalho de parto em ícones!

    :)

    ResponderExcluir
  4. Lindo e emocionante!
    Nada melhor do que uma mulher empoderada conquistar seu parto!
    Parabéns Irene pelo relato, arrancou lágrimas e PARABÉNS Gláucia pela coragem e determinação, não foi apenas um parto, foi um VBAC!

    ResponderExcluir
  5. Foi assim mesmo, fomos participando, curtindo, contando contrações, tudo em grupo, no chat, online, ao vivo, com bolo, chá de canela e muito carinho! Foi assim que nos preparamos para a chegada do Rafael. E deu tudo certo, chegou lindo, bochechudo e fazendo a alegria da turma! Parabéns, Glaucia, Parabéns Irene pelas lindas palavras.

    ResponderExcluir
  6. Que relato maravilhoso!! Me deixa mais corajosa para quando chegar a minha hora - embora ainda não tenha planos para isso. :-)

    Obrigada!

    Parabéns Rafael, Gláucia e família! Muita saúde pra vcs!!

    ResponderExcluir
  7. glau, orgulho de vc querida. rafael é lindo! bjs em todas

    ResponderExcluir
  8. MAS QUE FOFOOOOOOOOOOOOO... saude pros dois!!!

    ResponderExcluir
  9. A Glau foi linda, vai ficar ainda mais poderosa depois do Rafa. Viva Glau e Rafa, parceirinhos incríveis desde o princípio, e viva cada uma de vocês, rosadinhas bonitas, que nunca permitiram que ela duvidasse da sua força e da sua certeza. A cada chegada de um dos seus eu me emociono como seu fosse um dos meus. Engraçado como isso foi acontecer, a gente convivendo por pouco mais de dois anos, sempre às terças.

    Rafael, bem vindo!

    "Sua mãe e eu
    Seu irmão e eu
    E a mãe do seu irmão
    Minha mãe e eu
    Meus irmãos e eu
    E os pais da sua mãe
    E a irmã da sua mãe

    Lhe damos as boas-vindas
    Boas-vindas, boas-vindas
    Venha conhecer a vida
    Eu digo que ela é gostosa
    Tem o sol e tem a lua
    Tem o medo e tem a rosa
    Eu digo que ela é gostosa
    Tem a noite e tem o dia
    A poesia e tem a prosa
    Eu digo que ela é gostosa
    Tem a morte e tem o amor
    E tem o mote e tem a glosa
    Eu digo que ela é gostosa
    Eu digo que ela é gostosa

    Sua mãe e eu
    Seu irmão e eu
    E o irmão da sua mãe"

    Boas vindas, Caetano Veloso

    ResponderExcluir
  10. Irene, que lindo!! Glau, que benção!!! Quanta alegria e quanta força de mulher guerreira!!!! Você merece essa felicidade!! Parabéns querida!

    ResponderExcluir
  11. Irene, chorei! Gláucia, to tão imensamente feliz por vcs!
    Bom, são 2:25 da manhã. me faltam palavras, todos os neurônios estão dormindo, mas o coração tá aqui!
    bjs!

    ResponderExcluir
  12. Glaucia Colebrusco7 de setembro de 2011 13:34

    Essa é a quarta vez que leio e que choro.
    Não tenho palavras para agradecer essa turma,só elas sabem o que passei, só elas sabem o quanto eu dei trabalho com meus desabafos, dilemas,medos,angustias,brigas. Esse parto começou quando soube que estava grávida, não durou algumas horas, foram 41 semanas e 1 dia. Mas, deu tudo tão certo, que ainda não cai na real.......tive uma equipe médica e profissional maravilhosa. Porém, o apoio, carinho e afeto dessas mulheres,mães e amigas foi incrível, não dá para expressar em palavras o suporto que tive.
    Obrigada meninas, por me aguentarem por 41semanas reclamando, chorando e surtando......acabou! Agora, a fase é outra.
    Bjossss e simplismente OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  13. Linda estoria ,realmente uma grande realizacao!! Quem fora o medico obstetra?Atualmente e uma raridade um obstetra que defenda ate o final o parto normal...

    ResponderExcluir
  14. Leila, mãe dos gêmeos Téo e Lígia8 de setembro de 2011 10:58

    Gláucia, mtas e mtas felicidades! Como mãe de gêmeos, fui, desde o início, desencorajada para o parto normal. Parabéns pela valentia! O que é tão natural na mulher, hj em dia por ser raro, tomou ares de exótico. Não vemos a hora de ver o Rafael nas sessões!

    ResponderExcluir
  15. lindo post mesmo,emocionante...a minha primeira filha nasceu em 14 de maio deste ano e foi parto normal tbm....e realmente é essa a sensação q dá de força feminina!!!! parabéns! bjks!

    ResponderExcluir
  16. Chorei com a história, tb queria parto normal, mas não houve dilatação e minha filha nasceu de 40 semanas. Parabéns Glaucia, e que Deus abençoe toda família!!!

    ResponderExcluir