sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Café com solidariedade

Bianca cuida das sessões cariocas (além das do sul, sudeste e centro-oeste à distância). Uma quinta-feira recebo um torpedo dela, indignado: "você acredita que o café do Unibanco Arteplex Botafogo vai mudar de mãos?". Chegando em casa, à noite, vejo no Facebook dela a seguinte mensagem no mural: 
Hoje entrei no bistrô do Unibanco Arteplex para ajeitar o tapete dos bebês, quase no final da sessão CineMaterna, e senti algo de estranho no ar... Enfim veio a bomba: todo o staff do café está sendo demitido, pois uma nova empresa vai explorar o espaço e ninguém será aproveitado.  
Senti um frio no estômago, um entalo na garganta. Parei por alguns segundos e não consegui falar nada. Foi difícil cair a ficha. Na carinha dos funcionários, o retrato do desamparo. Mais do que desempregados, estão vendo o fim de uma família. Só quem frequenta aquele espaço sente o clima delicioso de união e alegria, da cozinha ao salão. 


Desde o primeiro CineMaterna, em abril de 2009, fomos recebidas com largos sorrisos por gente com vontade de trabalhar e servir. Jamais um olhar torto, mesmo quando as mamães resolviam trocar fraldas mal cheirosas em cima da mesa ou quando algum bebê abria o berreiro. Era sempre um corre daqui corre de lá, o que posso fazer por você, isso sem contar os infindáveis colinhos e resgates que os meninos fizeram de bebês que, com sua esperteza, aguardavam a distração de suas mães com o delicioso bolinho de laranja e o cafezinho fumegante, e aproveitavam para fugir em disparada.

Essa é uma família que vai deixar saudades... hoje dei um abraço forte em cada um deles, desejando que a vida lhes reserve melhores surpresas. Espero que possamos nos reencontrar, que eu tenha a alegria de curtir novamente o inconfundível bolinho de laranja da D. Conceição em companhia de gente que faz a diferença. Saibam que vocês fazem parte, aqui no meu coração, da família CineMaterna.

Incansável, Bianca escreveu para o Scada Café, que assumiu o ponto. Rapidamente, recebeu uma resposta que a (nos) deixou feliz. 
Fico muito contente ao saber que o bistrô atual possui uma clientela fiel e satisfeita com o serviço. Todavia, desconheço a informação, pois nossa intenção é de reter todos colaboradores atuais da empresa. Agradeço sua manifestação.

Espero que todas as clientes do CineMaterna possam continuar frequentando a cafeteria.
Bianca saboreando o café
no bistrô, com um pedaço
do delicioso bolo de laranja

Coincidentemente, estive no bistrô uma semana antes deste episódio e uma funcionária, que não me via há um ano, perguntou de meu filho. Deu para perceber o carinho e atenção destes funcionários? 

A história ainda não acabou. O bistrô funciona por mais um mês antes de passar a ser Scada. Publico aqui porque, além de ser fã da Bianca e seus rompantes de solidariedade, quero que esta equipe maravilhosa tenha testemunhas de sua saga. 

4 comentários:

  1. Obrigada Irene... não podia deixar passar, uma equipe tão legal, pra mim já é parte da família CineMaterna, né? Espero que o destino lhes reserve ótimas surpresas! Adorei o lindo post.

    ResponderExcluir
  2. Bianca, que atitude legal! Como sou fã do projeto cinematerna e não estou podendo participar por ter retornadoao trabalho, ao ver que você é quem cuida das sessões do Sul, gostaria de ver da possibilidade de termos sessões aos sábados aqui em Florianópolis. O que você acha? Tem condições? Um grande abraço, Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa, a cada dois meses temos sessões aos sábados em Florianópolis. A próxima será em outubro. Aguarde mais informações pelo e-mail mkt.

    Bjs
    Irene

    ResponderExcluir
  4. Oi Irene, que notícia maravilhosa!!! Aguardarei, sim, ansiosa para participar da sessão com meu filhote (claro que o marido, os vovôs, os tios sempre vão junto heheheh).
    Obrigada pelo retorno. Já vou avisar algumas colegas que como eu esperavam por essa notíca.
    Abraços
    Vanessa

    ResponderExcluir