sábado, 7 de maio de 2011

Menino no Rio


O Pão de Açúcar e a baía de Guanabara

Dia de trabalho no Rio de Janeiro. Uma viagem marcada em cima da hora para dar uma entrevista no programa Revista do Cinema Brasileiro, especial de Dia das Mães e acompanhar a sessão do filme Rio, de Carlos Saldanha, uma animação inspirada na cidade.  Estava um pouco ansiosa, afinal estava sozinha para falar do CineMaterna, de cinema e de mãe (Irene e Taís estavam em Belo Horizonte), me deu até frio na barriga...

Para o serviço escalei o meu filho Jonas, talvez esta seja sua última viagem a serviço do CineMaterna, e eu quis aproveitar sua companhia. Ele se mostrou um excelente companheiro. Foi muito divertido quando ele, ao ver um avião de verdade, jogou o seu de brinquedo no chão e queria brincar com aquele grandão!


Sempre que vou ao Rio de Janeiro me vem à cabeça várias canções e alguns filmes. Acho engraçado, porque para mim é impossível descer no aeroporto Santos Dumont sem sussurrar alguns versos do Samba do Avião: “minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro, estou morrendo de saudade...”. 

E lá fomos nós...  Uma passadinha pelo Leblon para conhecer o Baixo Bebê. Depois rumamos para o shopping Fashion Mall. Fomos recebidos de braços abertos por Kívia e Renata, nossas coordenadoras no Rio. Em um instante a sala estava montada.

Renata e Kivia, anfitriãs, se preparando para o sorteio de brindes na sessão

A equipe do programa também estava lá, composta por dois pais corujas, Jackson e Marcel, câmera e iluminador que seguiram todos os passos das mães e conseguiram captar alguns bons momentos da  sessão. O produtor e repórter Luiz Fernando não escapou de treinar um colinho com o Jonas. Eu estava tão nervosa que esqueci de mandar um beijo para Júlia Lemmertz, apresentadora do programa, de quem sou fã desde sempre!


E para encerrar o programa fomos com as mães para o café, que ficou lotado de mães e bebês lindos.

Jonas todo lambuzado de sorvete
Renata não perde tempo de paparicar bebês no café

A volta tinha aquele clima noir e sensação que só um aeroporto tão emblemático pode dar. Jonas na janelinha admirava as luzes, como que gravando o momento para editar as emoções de um dia especial... Na trilha um clássico de promessa de breve retorno. "Rio de Janeiro, gosto de você, gosto de quem gosta deste céu, deste mar, desta gente feliz".


Chegando em São Paulo, um momento especial: encontramos com a Irene e a Taís, que estavam vindo de Belo Horizonte. Reunidas ali, exaustas mas satisfeitas com o cumprimento das agendas. A prova física e material de que fazer sessões de cinema para mães com bebês é algo que vale o esforço.

A partir da esquerda: Alexandra com Jonas, Taís, Irene com Eric

2 comentários:

  1. Saudade de ver vocês, o Jonas já anda!
    abraços, Alexandra do Rio.

    ResponderExcluir
  2. ei Ale!
    estamos por aqui e por ai...
    E você? Suas meninas?
    :O) novs vemos nas férias de julho?
    xx
    Ale

    ResponderExcluir