terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sessão social em outras terras

Quando fizemos a sessão social em São Paulo, a Val, amiga de Porto Alegre, comentou como seria bom poder fazer uma sessão assim na cidade. Nem lembro direito como começou, mas há dois meses trocamos alguns e-mails e ela, que trabalha na Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, me colocou em contato com a Gisele, da área de eventos do Primeira Infância Melhor, o PIM. Trata-se de um programa de ação socioeducativa voltado a famílias com crianças de 0 a 6 anos e gestantes, em situação de vulnerabilidade social. Ela estava trabalhando na organização de um evento anual chamado Semana do Bebê, dedicada à atenção a gestantes, crianças e suas famílias, abrangendo questões relacionadas à saúde e ao desenvolvimento infantil.

Começamos timidamente, ela me perguntando como era a sessão social, investimento necessário, filme, logística. Fui respondendo, intermediando com o cinema, e quando eu menos esperava, vi que foi tomando forma. Era para valer! Me empolguei, restava esperar a Gisele conseguir o orçamento necessário e organizar os grupos que viriam.

Fechamos duas semanas atrás, nem acreditei que teríamos outra sessão social! E com um gupo organizadíssimo, realizando um trabalho muito bonito e consistente.

Vieram quatro ônibus, dois de Porto Alegre e dois de municípios vizinhos - Canoas e Minas do Leão. Várias mães nunca tinham ido ao cinema.

Mal as mães chegaram, já foram dando entrevista para a TV. Primeira vez no cinema devidamente registrada.


Sala escura, todas acomodadas, ambiente confortável. Muitos bebês dormindo, alguns maiores explorando o lugar. O filme, Antes que o Mundo Acabe, gaúcho, coincidentemente filmado na cidade onde o pai da Gisele é prefeito - ela descobriu durante o filme.


O mais emocionante eram os olhares direcionados à tela, entretidos, fixos. A magia do cinema entrando na vida daquelas pessoas...






Final da sessão, rostos felizes e descansados, certamente um programa diferente para a tarde da segunda. Espero que inesquecível também...




A foto final, com a equipe CineMaterna e parte da equipe do PIM.


Sem palavras para descrever o que tinha acontecido. Parceria que mais que feliz, não só com o PIM, mas também com o cinema Unibanco Arteplex, com o Shopping Bourbon Country. Queremos mais no ano que vem! 


3 comentários:

  1. Cada dia mais mudando, pra melhor, a vida de mais e mais pessoas. Parabens! mças, a sessão de sabado no vila lobos... Qual vai ser a politica para acompanhantes? Vai poder levar? Quantos? Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo eu, que freqüentava cinemas e tenho uma vida de conforto, fiquei muito feliz quando pude ir com o meu filho ao cinema, depois de mais de um ano (dois praticamente, contando com a gravidez) em casa só cuidando dele. Eu fico tentando imaginar como deve ter sido para essas mães que nunca foram ao cinema, com certeza foi mágico para todos! Parabéns Cinematerna e ao Primeira Infância Melhor! Acho que não existe nada mais recompensador do que o ver o sorriso no rosto de alguém que sorri por algo que se trabalhou tanto para dar certo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns à equipe Cinematerna, parabéns ao PIM e ao Unibanco Arteplex! Estava lindo!

    ResponderExcluir