sábado, 31 de julho de 2010

Sessão Social CineMaterna!

Começou a Maratona CineMaterna de Eventos Especiais. Chamemos assim os três eventos que temos em uma semana. O primeiro evento foi hoje, a sessão social para mães desassistidas no acesso à cultura, patrocinada pela Eletropaulo e apoiada pelo ProAc - Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo.

O dia começou animadíssimo, na padaria onde fomos tomar café da manhã.

A partir da esquerda: Gláucia, Alexandra, Tatiana e Taís

Fomos a pé para o cinema. Mal dobramos a esquina e avistamos o primeiro ônibus, que chegou cedo! Saímos correndo para recepcionar as mães e arrumar a sala.



Acomodamos o público no saguão do cinema e comecei a fotografar.


De repente, veio uma incontrolável de chorar. De emoção em poder proporcionar um programa de lazer àquelas mães, em introduzir o mundo do cinema a algumas delas. Ah, chorei pra valer. Muito. A ponto de ter que parar de fotografar, entrar na sala, e chorar, chorar, sair de olho inchado e maquiagem borrada para a porta do cinema.


E enquanto eu tentava me recuperar, chegou a equipe da TV Record. Como já era a quarta vez que nos encontrávamos em poucos dias, já estamos amigos, rs.


Chegaram quase juntos com o segundo ônibus. E deram às mães seu dia de estrela...


Sim, elas foram nossas estrelas. Estava lindo - e emocionante - de ver. Gente fotografando, conversando, amamentando, muitos sorrisos e muita tranquilidade.


Saguão cheio de gente, só esperando a pipoca ficar pronta para poder entrar.


Detalhe: a pipoca foi oferecida pelo Buffet Magic Forest. E na foto, você vê Dona Maria, mãe da Alexandra, ajudando a agilizar a produção! Todo mundo envolvido - e feliz.


Vambora ver filme! As pessoas foram entrando devagarinho, olhando tudo, escolhendo seus lugares... Lindo de ver aquela sala cheia.


Fizemos uma abertura, Taís, eu e Alexandra. Quando perguntei quem nunca tinha ido ao cinema antes, vi umas 15 mãos se levantarem. Agradecemos a presença do público e as ONG's que organizaram a ida. Explicamos o que é CineMaterna e as regras de etiqueta. E eu consegui não chorar - fui firme! Já tinha desaguado o suficiente antes.


Foi uma das sessões mais tranquilas que eu já acompanhei. Um bebê ou outro, aqui e ali, e de resto, filme e silêncio...




Fim de sessão, hora de ir para casa. Algumas vieram a pé, outras de transporte público e a maioria, nos ônibus. Um dos comentários que nos deixou mais felizes: "Quem não veio, perdeu!".





Não posso me ater somente ao público, preciso agradecer à equipe que trabalhou, que fez tudo caminhar lindamente...

Quero mais! A verdade é que esta foi nossa primeira experiência, queríamos ter feito um programa mais completo, com bate-papo depois, sobre o filme, sobre a vida de mãe, mas resolvemos começar pelo básico, que era a sessão de cinema em si. A cabeça não para de pensar em desdobramentos, vamos elaborar outros projetos, em outras cidades. Tem trabalho - e emoção - pela frente!

22 comentários:

  1. Meninas, que coisa mais linda... Achei que era no sábado... Se soubesse que era sexta, tinha ido ajudar dona Maria a preparar as pipocas. Beijos emocionados e muito orgulhosos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!! Vocês, mulheres maravilhosas, sempre inovando.
    Estou louca para que o dia 17 chegue logo, assim poderemos ver as fotos do lançamento de Floripa por aqui.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza essa sessão transbordou alegria pra todos os lados: pras maes que tiveram a oportunidade, pros colaboradores que ajudaram e pra nós leitores do blog da uma sensação boa de querer ajudar tambem. Amo cinema e vendo as fotos senti a mesma emoção do dia em que fui com minha mae no cinema pela 1 vez (depois de 30 anos de nascida), fiquei igual aos bebes do Cinematerna só olhando feliz pro rosto da mae, vendo-a feliz tb. PARABENS!!! E precisando de mim colaborando com fotos dessas sessoes pode contar!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ligia, foi sábado mesmo! É que eu comecei a escrever o post no sábado e terminei no domingo, daí a confusão. Corrigi o post.

    Bjsbjs
    Irene

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela sessão... O trabalho em sí já é lindo e ainda dão esse prazer a essas mães? maravilhoso!
    Tenho um projeto tbm com mães carentes em Santos e isso pra elas é super importante.

    Patricia 0 coordenadora de sessão Santos

    ResponderExcluir
  6. Lindas!
    Parabéns por mais uma vez contribuirem de uma forma tão positiva com a sociedade. Acredito que foi incrível para vocês e para as mamães.
    Não consegui mais visita-las, mas agora estou com mais tempo livre e pretendo aparecer mais.
    Nos veremos amanhã no Frei Caneca.
    beijão

    ResponderExcluir
  7. Que lindo, tbém me emocionei só de ler.
    Vida longa a iniciativa, né Irene?
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela iniciativa! Deve ter sido muito emocionante para as mães!! que venham mais sessões assim!!

    ResponderExcluir
  9. Erem! Se você chorou antes da sessão, eu chorei ao ler esse post. O pouco tempo que trabalhei com a Cinematerna foi uma experiência marcante e inesquecível para mim, e eu sonhava com o dia em que essas sessões tb seriam para as mães menos favorecidas de cultura, de condições para desfrutar o carinho e o cuidado dispensados pela Cinematerna na fase única do inpicio da maternidade. Tenho certeza que vocês fizeram história com essas mulheres, e eu fico aqui torcendo para que muitas sessões como essa sejam realidades em todo o país.
    Parabéns, parabéns e parabéns!!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  10. Eu estava lá, mãe do Henrique de 1 ano e meio(o bagunceiro do cinema) e do Luccas de 2 meses...
    Já tinha ido uma vez quando o henrique tinha 4 meses, essa foi minha segunda vez, só que agora pela escolinha dele cei aconchego.
    Adoramooos e espero poder ir mais vezes!
    Obrigada pela oportunidade e desejo a voces muito mais sucesso!

    Amanda!

    ResponderExcluir
  11. Ai Chissa!!!! to chorando que nem criança aqui!!!! Que lindoooo!!! Que emoção!!!! Uma emoção sem igual, poder dar isso as pessoas!!!!
    E sabe de uma coisa, se precisarem de mais mãos pra ajudar, podem chamar!!!! Gosto tanto do trabalho de vocês, mudou tanto a minha vida, que não sei se consigo viver sem isso!!

    ResponderExcluir
  12. Lindo! Não dá para não chorar! Parabéns A Equipe! Se todos tivessem idéias como esta o mundo seria um lugar melhor para viver!Se a iniciativa chegar aqui em Brasilia pode contar comigo para essas sessões Também> Bjs Fernanda Valentim Coordenadora Brasilia

    ResponderExcluir
  13. Gurias!!! Que lindo! Fiquei muito emocionada ao ler o post! Vamos fazer aqui em Porto tambéeem!!! Sou mega parceira! bj! parabéns, sempre!

    ResponderExcluir
  14. Gente que coisa mais linda, me emocionei quando li e minha filha encostou perto de me com um olhar como se tivesse me perguntando o porque que eu estava chorando, ai abracei ela e falei que outras mamães e seus bebes poderem assistir a uma das varias sessões que a gente assistiu, eu sei que ela não entende porque só tem um ano e 5 meses mais valeu a pena ter contado pois ela abriu um sorriso e me deu um de seus beijos babados e agiu como se tivesse entendido.
    Parabéns equipe Cinematerna por mais uma vitória, me orgulho de fazer parte de uma dessas equipes
    Espero num futuro próximo poder fazer uma ação dessas aqui em Salvador.
    Beijos em todas vocês

    ResponderExcluir
  15. LINDOOOOOOOOOOOOOO!!!
    Irene tenho que te contar, vendo contar os detalhes e as fotos desse evento, também chorei.
    Parabéns a toda equipe.
    Bjus em tdas e 1 especial na Amiga Taís.

    Fabi Caruso :)

    Brinquedos Laura

    ResponderExcluir
  16. Ai... acabei de ler e chorar também.
    Que coisa boa saber dos frutos do trabalho de vocês.
    Parabéns a todas mais uma vez.
    Em especial pra Irene, gravidinha muito raçuda!
    Que Deus as abençoe sempre.
    Semana de paz!
    Bjinhos,
    Vanessa Datrino
    wwww.datrinodesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Irene, Alexandra e demias gurias:
    Estou aqui no consultório e passei para dar uma olhada no blog. E como muita gente já escreveu, foi uma (nova) idéia, associada ao CineMaterna, muito bacana, bem executada e mostra que vocês sabem conduzir essa iniciativa com competência, profissinalismo, interesse mas, antes de tudo, com alegria e emoção!! Vamos tentar fazer o mesmo aqui em Porto Alegre um dia desses. Se eu puder ajudar contem comigo! Parabéns a todas. Bj Roberto Issler

    ResponderExcluir
  18. GEnte, parabéns pelo trabalho!!!! Coisa mais linda desse mundo!!! Irene, confesso que me emocionei também. Quando forem fazer um trabalho desse tipo em brasília conte comigo!
    MEu e-mail é : mariadanielle@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Lindo mesmo!!!! Me emocionei.
    Parabéns pela iniciativa.
    Jane Adélia / BH

    ResponderExcluir
  20. Irene, que legal! Parabéns, vcs são muito especiais em proporcionar isso às mães que não frequentam o cinema. Sucesso! Beijao Ju POA

    ResponderExcluir
  21. Irene, parabéns a vc pela idealização do Cine Materna e a todas que abraçaram sua caminhada. Dá vontade de ter mais um bebe só para poder estar com vocês de novo. Fiquei realmente emocionada com o trabalho e com o seu relato. De novo, PARABÉNSSSSSSSSS.
    Um Beijo carinhoso a todas,
    Ana Beatriz, mãe do Pedro 2a8m

    ResponderExcluir
  22. Nosssa, como assim esse post lindo se perdeu para mim e eu não o li.
    Que lindo isso Irene.
    Parabéns!

    ResponderExcluir