segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mudanças impostas

Antes da maternidade mantinha uma vida social ativa, trabalho com eventos, sempre estava fora de casa, visitando espaços, treinando elenco, montando festas. Depois que virei mãe, percebi que existiam pouquíssimas opções de lugares para ir com o bebê. Fiquei quase dois meses em casa e quase enlouqueci. Não é à toa que muitas mães têm depressão nesse período. Além da falta de opção, muitas pessoas nos criticam se saímos de casa com o bebê novinho. As pessoas esquecem que a gente também precisa viver e ser feliz, para passar essa mesma felicidade para a criança. Tudo, claro, com muita responsabilidade. A gente não gosta menos do filho por querer apresentar nossa rotina para ele... pelo contrário. Incorporar o bebê aos nossos passeios são a maior demonstração de amor e cumplicidade.

Quando vi uma reportagem sobre o CineMaterna guardei na memória e quando virei mamãe, fui saber onde estavam sendo as sessões. Li o site todo, que me deixou tranquila em todos os sentidos. Fiz meu marido (que é muito desconfiado e medroso com a nossa bebê) ler também, até que ele concordou em ir comigo.


Foi uma experiência maravilhosa! A minha filha ficou muito à vontade e eu me senti tranquila para fazer tudo, inclusive dar de mamar.
Comprei hoje mesmo um canguru para ir às sessões sozinha com minha bebê.

Beijos
,
Daniela

Pedi para a Daniela para reproduzir trechos de sua mensagem que ela nos enviou porque achei muito representativo daquilo que várias mães recentes passam: a angústia do isolamento
e da estranheza com a repentina mudança de vida. Às vezes penso que o ditado "ser mãe é padecer no paraíso" é quase uma punição imposta às mães recentes. Como se fosse necessário sofrer por si e pelo bebê para merecer ser mãe.

Claro que a vida muda depois da chegada de um bebê - e é por isso que algo tão trivial como ir ao cinema, nesta fase, passa a ser algo muuuuito diferente! rs

5 comentários:

  1. Muitas saudades Irene!! Louca para entrar na equipe! Eu apoio agora so em pensamento esse projeto, mas sempre que tenho oportunidade falo dele. Beijos em toda a equipe.

    ResponderExcluir
  2. foi realmente assim q me senti, por isso quando vi amigas minhas em um forum q participo falarem do cinematerna eu ficava encantada, e não via a hora de chegar aqui em recife e chegou ...foi tudo de bom....dia 17 estarei mais uma vez lá com meu pequeno!bjus e tudo de bom p vcs!!

    ResponderExcluir
  3. Oi meninassss! Adoreiiiiii o post!
    Estou morrendo de saudades do Cine materna! Depois da minha licença maternidade ficou bem difícil eu acompanhar as sessões! Mas agora, estou grávida novamente, e a partir de janeiro, fevereiro volto com força total!

    Beijos a todasssss!

    ResponderExcluir
  4. Ola Irene, super obrigada por publicar meu email. Tive a oportunidade de ir novamente com a Bia 2 meses mais velha e novamente foi maravilhoso. Alem do projeto que e uma janela segura para olhar o mundo nesse periodo de descobertas e adaptacoes, todas voces sao grandes amigas que estao sempre presente para ajudar com informacoes e ate em uma troca de fraldas.
    Um abraco e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Daniela, incrível coincidência você aparecer na sessão logo depois de eu ter postado, além de eu tê-la reconhecido!... Venham sempre para relaxar e se divertir juntas!

    Beijo grande
    Irene

    ResponderExcluir