terça-feira, 2 de março de 2010

Filmes que alimentam

Eu não resisto. Quando vejo um bom filme, preciso compartilhar. E quando vejo dois bons no mesmo dia, como fica? ;o)

Hoje, no CineMaterna em São Paulo, passou O Segredo dos Seus Olhos (estará no Rioe em Porto Alegre esta semana também). Filme argentino, tem drama, romance, suspense e pitadas de humor.

Benjamín Expósito trabalhou a vida toda numa Corte Penal Argentina. Agora que está aposentado, decidiu escrever um romance para ocupar as horas livres. E ele sabe que nem precisa inventar uma história, já que seu próprio passado na vida judicial se encarregou de colocá-lo como testemunha ocular de uma trama trágica. Corria o ano de 1974, quando ele foi incumbido de investigar o estupro seguido de assassinato de uma jovem e bela mulher. Passados 30 anos, Benjamín agora vê a oportunidade de resolver um crime jamais solucionado através de seu livro.

Educação vai passar no CineMaterna na semana que vem, também em São Paulo. Só que como não estarei, resolvi assistir por conta própria. Hoje consegui um esquema com filho, por isso, fiz sessão dupla - não que seja nenhum sacrifício, hehehe. Adoro quando é dupla de filmes bons, parece que alimenta a alma!

Durante os anos 60, a vida de uma garota de 17 anos muda completamente depois que ela conhece um homem de 35 anos, que começa a cortejá-la com jantares elegantes, clubes e viagens. O comportamento do rapaz conquista também o pai da garota, mas coloca em risco o futuro dela na Universidade de Oxford.

Os dois filmes têm pontos em comum:
- Bons roteiros, com surpresa no final da trama.
- Personagens de destaque que são mulheres fortes, inteligentes (e lindas).
- Falam de maturidade, em diferentes fases da vida.

Ambos concorrem a Oscar: "Educação" a Melhor Filme, Atriz e Roteiro Adaptado e "Segredo" a Melhor Filme Estrangeiro. Mas quantidade de Oscar não mede filme. O Segredo dos Seus Olhos anda badaladíssimo, é praticamente unanimidade entre os críticos de cinema como um bom filme, o melhor da carreira de Juan José Campanella (O Filho da Noiva). Tem uma cena num estádio de futebol que é um plano-sequência (cena filmada sem cortes) impressionante não só pela duração, mas pela forma como foi filmado: começa com uma tomada aérea e vai para o meio dos torcedores, tem perseguição, é realmente intrigante saber como foi feita! Na Argentina, "O Segredo" é considerado o filme mais visto dos últimos 35 anos no país. E para quem conhece o excelente cinema argentino, sabe que isso não é pouca coisa.

Um comentário:

  1. Nossa, estou curiosíssima para ver O Segredo. Serei voluntária em um festival de cinema latino-americano e se tiver sorte quem sabe não teremos esse filme. Gostei muito do Educação também, ótimos atores, ótimo roteiro. É muito bacana termos os comentários dos filmes aqui também, para termos mais referências, pois somos todas mamães cinéfilas, o único problema é que quando vou ao cine sinto-me uma
    órfã do Cinematerna. Saudades, pra variar!

    ResponderExcluir