quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Filmes da pesada

Vi dois filmes que adorei e que não vão para o CineMaterna por serem fora do perfil: têm violência, suspense, ação.

Mother - A Busca Pela Verdade
Hye-ja é a mãe solteira de Do-joon, de 27 anos de idade. Seu filho é a razão de sua vida. Apesar de um adulto, Do-joon é ingênuo e dependente de sua mãe, e às vezes comporta-se de maneira estúpida ou simplesmente perigosa. Ele é uma fonte constante de ansiedade para todos. Um dia, uma jovem garota é encontrada morta em um prédio abandonado e Do-joon é acusado de seu assassinato. Um advogado ineficiente e uma força policial apática fecham o caso de Do-joon muito rapidamente e inspiram sua mãe a agir por conta própria. Convocando todos os seus instintos maternais e não confiando em ninguém, ela parte em busca do verdadeiro assassino para provar a inocência do filho.

Este, eu não estava muito a fim de assistir. É "filme de menino", como costumo dizer. Me surpreendeu.

Guerra ao Terror
Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Conheça a dura realidade destes soldados e descubra que, ao contrário do que todos eles pensam, a luta jamais terminará.

O primeiro é coreano, tem uma trama surpreendente, é muito bem filmado, com fotografia que nos conduz a um olhar diferente sobre cenas que parecem tão banais. Fora uma excelente interpretação da mãe do título. Passa através do filme um conceito digamos, "purista", de instinto materno.

O segundo é um filme que mantém o suspense constante e nos permite conhecer uma faceta da Guerra do Iraque e alguns de seus soldados. O mais impressionante é que é um filme de guerra dirigido por uma mulher. Aliás, curiosidade: adivinha quantos anos ela - Kathryn Bigelow, diretora do filme - tem? Resposta abaixo... Ela é ex-esposa do diretor de Avatar e ambos os filmes concorrem a 9 Oscar. Será que eles mantêm amizade a ponto de comentarem sobre isso? Rs

Resposta: 58 anos. Sério. Claro que é o que todos comentam. Quero estar assim quando eu chegar a esta idade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário