terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Onda

Faz parte do meu trabalho assistir filmes. Adoro dizer "eu TENHO que assistir tal filme". O CineMaterna conta com assessoria de um crítico de cinema, mas tem alguns filmes que faço questão de assistir, pois tenho dúvida se estão dentro do perfil.

A Onda estava na minha lista. Eis um pouco sobre o filme:

Em uma escola da Alemanha, o professor secundário Rainer Wenger tem dificuldade em explicar para seus alunos como o povo aceitou a disseminação do nazismo. Rainer cria uma simulação dentro de sala de aula e através de exercícios de disciplina, os alunos logo passam a aceitar as ordens dadas pelo professor. Os estudantes, então, se unem em um movimento que eles intitulam 'A Onda'. A simulação, que deveria acontecer apenas na sala de aula, toma as ruas da cidade. Rainer percebe que a situação está saindo do controle, mas pode ser tarde demais para isto.

O filme é baseado em uma história verídica que aconteceu na Califórnia em 1967. A história é fascinante, eu queria ver se não era violento ou pesado demais. Bom, é um soco no estômago como temática, mas um excelente filme. Faz a gente pensar no poder de um líder diante de uma massa fragilizada, no caso, os jovens.

O filme incita muitas reflexões paralelas, sobre autoritarismo, magnetismo de um líder, manipulação de massas, adolescência, gangues, influência de um adulto sobre os jovens, ensino, limite da patologia mental, sociedade, identidade de grupo, preconceito, exclusão e inclusão social, ufa! Quanto mais penso, mais lembro de detalhes e temas. Acho que eu estaria perdida se tivesse que conduzir um debate pós-filme.

Um comentário:

  1. eu também adorei. sempre baixo os filmes que entram nas enquetes, e sempre tenho boas surpresas! beijos

    ResponderExcluir