quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

1 ano!

Vai fazer um ano que o embrião da CineMaterna começou. Em 21 de fevereiro, quase um ano atrás, eu consegui ir ao cinema sozinha pela primeira vez desde que meu filho tinha nascido. Fui à tarde, a uma quadra de casa, assisti ao filme 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias e voltei correndo. Feliz da vida. Escrevi uma mensagem comemorando o feito na lista de discussão da qual faço parte, a Materna (daí o nome da CineMaterna):

Eu tenho um vício. Cinema. Eu ia em média duas vezes por semana antes do meu filho nascer. Em média. Ou seja, em algumas semanas, eu via três, quatro filmes... Na Mostra de Cinema, eu evitava trabalho e via mais de 20 filmes em duas semanas. Esperava feliz que minha gestação passasse das 40 semanas porque eu poderia ir à Mostra e ainda furar fila por causa do barrigão!


Bom, meu filho nasceu de 37 semanas. O último filme que vi foi na véspera de entrar em trabalho de parto. Ou seja, faz quase cinco meses. Aliás, foi no dia 21/09. Hoje é 21/02. E HOJE EU FUI AO CINEMA! Sessão das 14h - foi até mais barato. Emocionante ver aquela tela grande na minha frente de novo. Para mim, equivale a ir ao cabeleireiro, fazer unhas das mãos e pés, massagem, tudo junto. Nada contra quem gosta disso, pelamordedeus. Acho legal, mas meu grito de libertação foi ir ao cinema. Imaginem que eu tinha pedido "ir ao cinema" de aniversário, que foi no final de janeiro. Não ganhei, não conseguimos nos estruturar para isso. Eu sabia que isso seria o que mais faria falta nestes primeiros meses. Não que eu não tenha visto filmes em DVD. Mas para mim, não é a mesma coisa.

Ao sair da sessão, ainda encontrei um amigo na rua, quando estava caminhando pela Paulista, e ele falou: "nada como uma mãe independente!". Pois é...

Recebi várias respostas a esta mensagem, inclusive a idéia maluca de ir ao cinema com os bebês. Não tive dúvida: juntei aquele bando de mulheres malucas com seus bebês e fomos ao cinema. Assistimos Juno, um filme delicioso. Claro que estávamos nervosas, não sabíamos se seríamos barradas, nem como os bebês se comportariam. Mas deu tudo tão certo que estamos aqui, um ano depois...

Ah, o aniversário da CineMaterna é 27 de fevereiro.

9 comentários:

  1. ei Irene!
    o que está acontecendo em 2009?
    Você tem me feito chorar a cada comentário.
    Muita emoção de mãe para mãe.
    beijo
    xx
    Ale

    ResponderExcluir
  2. Oi Irene,

    Aqui é Alexandra do Rio (mas que é sul-matogrossense), depois de receber a mensagem da Alexandra Swerts (espero ter escrito certo) sobre as decisões para o Cinematerna, vim aqui no blog saber mais sobre vcs, e encontrei este texto histórico sobre o SEU primeiro aniversário do CineMaterna...muito bom, por mais acaso que pareça, tenho gostado dos "acasos"
    FELIZ ANIVERSÁRIO,
    Parabéns por seu gostar do Cinema, por sua coragem, por seu amor à Vida - essencial.

    Alexandra

    ResponderExcluir
  3. oi, Irene!

    Que bom relembrar esta data e tb ter feito parte disso, mesmo que indiretamente, já que naquela época minha grana estava curtíssima!
    Parabéns a todas nós!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa! Ainda bem que vc deu o ponta pé inicial pra essa atitude q muitas mães, como eu por exemplo, quiseram ter.
    Parabéns pelo 1 ano do Cine materna!!! .

    ResponderExcluir
  5. Irene, querida!
    Parabéns pela iniciativa que originou o nosso trabalho tão bacana e que modificou muito rapidamente, mas com alegria, os rumos da minha vida.
    SOU FELIZ POR FAZER PARTE DESSE TRABALHO!
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  6. Erem querida, parabéns!!!
    semana passada eu assisti Juno na TV e o tempo todo fiquei pensando na primeira sessão do CineMaterna, rs...
    To com mta saudade, espero poder ir no proximo sábado. Mas agora já faço parte da turma da bagunça, o João ta que não pára quieto, hahaha!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Irene!

    Vc não sabe como me sinto sortuda! Eu tinha muito medo de não poder ir mais ao cinema e encontrei um grupo com tanta estrutura e apoio que me senti em casa desde a primeira sessão. Obrigada pelo trabalho que vcs realizam e parabéns a todas nós mães que tomamos a decisão corajosa de ter um filho neste mundo louco.

    Abs,
    Gabriela

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo/Stefanie/Yaya2 de março de 2009 10:07

    Irene,

    Só temos a agradecer pela iniciativa de vocês, o que nos propicia deliciosos momentos!!!

    Muito obrigado à toda Equipe do Cinematerna!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns,
    belíssimo trabalho. Adorei a experiência.
    Paula

    ResponderExcluir